Áreas de intervenção
O objetivo desta medida consiste em conceder apoios a projetos individuais de PME que, suportados em planos de ação detalhados, permitam a concretização de estratégias de internacionalização digital com base na implementação de novas tecnologias e processos ligados à Indústria 4.0, que conformem ajustamentos aos modelos negociais internacionais, eliminando as barreiras geográficas e introduzindo alterações nos relacionamentos entre os vários intervenientes na cadeia de valor, assim como o cliente.
Área geográfica
Todo o território nacional, incluindo as regiões autónomas da Madeira e dos Açores.
Entidades elegíveis
São elegíveis para esta medida as PME, de qualquer natureza ou sob qualquer forma jurídica.
Taxa de financiamento
O apoio concedido por esta medida consiste na forma de incentivo não reembolsável, apurado através das despesas elegíveis a uma taxa de 50%.
Mínimo e máximo de financiamento
- Entre 10.000 $ e 25.000 $, para projetos enquadrados na tipologia “Novas Exportadoras;
- Entre 25.000$ e 85.000$, para projetos enquadrados na tipologia “Mais Mercados”.
Despesas elegíveis
- Aquisição de equipamentos e software diretamente relacionados com a implementação do projeto;
- Despesas relacionadas com a aquisição de serviços a terceiros relativas a:
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- Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- User-Centered Design (UX): desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management (WCM), Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Advertising (SEA): melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Social Media Marketing: Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Content Marketing: criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- Display Advertising: colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Mobile Marketing: tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Business Intelligence e Web Analytics: recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
- Custos com pessoal técnico diretamente afeto à implementação do projeto;